ACADEMIA DE LETRAS DE BRASÍLIA

NOSSA HISTÓRIA

A Academia de Letras de Brasília (Acleb) foi fundada em 20 de março de 1982, com o objetivo de manifestar e divulgar os mais importantes nomes e obras do cenário brasiliense, nos mesmos moldes da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Com a primeira sede na residência do poeta Clairê de Souza Pires, a Acleb se instalou de forma definitiva no auditório do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Brasília em dezembro do mesmo ano.

Tivemos como precursores expressivos intelectuais da época no Distrito Federal: primeiro presidente, Newton Rossi, e segundo, Wolney Milhomem, a que se seguiram as dinâmicas atuações de Murilo Moreira Veras e Lília Portugal Magnavita, em cujos mandatos a entidade se consolidou, indiscutivelmente, como projeto cultural viável no contexto literário, inclusive a nível nacional, quando se filiou à Federação das Academias de Letras do Brasil, no Rio de Janeiro.

Hoje, após quatro décadas, a Acleb alcança sua maturidade cultural, consolidando-se como uma entidade de valor, empenho e desenvoltura no seio da sociedade brasiliense com ecos que alcançam notoriedade nacional e internacional.

FALE CONOSCO

Enviar

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente por email a programação dos ciclos de conferências, mesas redondas, sessões especiais, lançamentos de livros, eventos musicais e peças teatrais.

(61) 3342 7245
Mezanino do Hotel Bonaparte
SHS, Qd 02, Bloco J – Asa Sul, Brasília/DF
secretaria@acleb.org.br